Conhece o verdadeiro Pastel de Belém?

Que nós, brasileiros, temos grande influência portuguesa nos nossos costumes já sabemos. Mas e na gastronomia? O que tem de diferente para experimentar lá em Portugal?

Bem, temos um pastel que não é como o pastel tradicional brasileiro, mas é chamado de Pastel de Belém, que você só vai encontrar no bairro de Belém, em Lisboa.

Desde que foram inauguradas as instalações da Fábrica de “Pasteis de Belém”, em 1837, até hoje, preserva-se a receita original e essa maravilha é produzida artesanalmente. Apenas os chefes pasteleiros da intitulada Oficina dos Segredos é quem tem acesso ao seu conteúdo, pois tanto a sua receita original como o seu nome foram patenteados. Portanto, apenas os pasteis produzidos na Antiga Confeitaria de Belém podem ser nomeados de pastéis de Belém.

Todos os outros produzidos em cafeterias e pastelarias portuguesas são chamados genericamente de pasteis de nata e são de fabricação própria.

Tradicionalmente se comem os Pasteis de Belém ainda quentes, polvilhados de canela em pó. É considerada uma das 50 mais saborosas iguarias do mundo pelo jornal The Guardian (Jornal de Londres, Inglaterra).

Não vai deixar de experimentar, não é?

Venha com a gente para Portugal em abril/2020!

COMENTE